Dicas para economizar nos materiais escolares

Ainda falta bastante tempo para o fim das férias, mas nunca é cedo demais para começar a juntar os materiais escolares. Isso pode ser uma atividade divertida para fazer durante as férias, seja para você ou para seus filhos. As compras de volta às aulas não precisam ser caras. Com um pouco de planejamento e atenção, você pode economizar bastante nos materiais escolares. Quer esteja comprando para você ou para seus filhos, com essas dicas a tarefa se torna não só divertida, mas também uma verdadeira caça de descontos!

1. Procure descontos de volta às aulas

Fique de olho em descontos e promoções. Visite, por exemplo, as páginas de descontos da TrustDeals. Lá você encontra uma lista de lojas e marcas que oferecem uma grande variedade de materiais escolares, assim como suas ofertas online.

2. Compre materiais escolares em lojas econômicas

Muitas lojas econômicas, como o Americanas, têm uma ampla gama de materiais escolares. Escrevemos um artigo sobre esta loja popular. Uma outra opção querida é a Kalunga. Desde mochilas, lancheiras, agendas, cadernos, canetas, materiais de desenho, e muito mais! Leia mais sobre a Kalunga neste artigo.

3. Defina um orçamento para os materiais escolares

Estabeleça um valor específico para o seu orçamento de volta às aulas e tente não ultrapassá-lo. Isso ajuda a manter o foco durante as compras e evita que você faça compras impulsivas e desnecessárias.

4. Faça uma lista dos materiais escolares necessários

Crie uma lista dos materiais escolares que você realmente precisa. É fácil se deixar levar e comprar extras, especialmente quando vai a uma loja econômica ou se perde em uma loja online. Para evitar comprar coisas desnecessárias, faça uma lista dos itens essenciais. E o mais importante: siga essa lista!

lápis
fonte: Unsplash – lápis

5. Compre em quantidade para o ano letivo inteiro

Alguns itens valem a pena ser comprados em maiores quantidades. Para os materiais que você sabe que vai precisar durante todo o ano, compre em quantidade. Isso não só poupa dinheiro, como também evita que você tenha que ir várias vezes à loja ao longo do ano. É uma dupla vitória!

6. Não jogue fora os materiais escolares antigos

Só porque é um novo ano letivo, não significa que você tenha que comprar tudo novo. Provavelmente ainda tem materiais escolares do ano passado que pode reutilizar este ano. Desde que estejam em bom estado, reutilize-os.

7. Compre os materiais escolares em fases

Não compre tudo de uma vez; distribua suas compras ao longo do tempo. Desta forma, você divide os custos e não sobrecarrega sua carteira. Comece pelos materiais que são prioritários e veja quais podem ser comprados mais tarde, para espalhar as despesas.

8. DIY sempre que possível

Considere fazer alguns dos materiais escolares você mesmo. Veja alguns exemplos interessantes neste artigo. Pense em projetos simples como personalizar cadernos ou criar seus próprios calendários e planejadores. Isso não só poupa dinheiro, mas também dá um toque único e pessoal aos seus materiais.

cadernos
fonte: Unsplash – cadernos

9. Verifique lojas de segunda mão

Visite lojas de segunda mão. Também em plataformas online, como o OLX, há muitas ofertas. Muitas vezes, você pode encontrar materiais escolares quase novos ou mesmo novos por uma fração do preço. Esta também é uma maneira sustentável de obter os materiais necessários para o retorno às aulas.

10. Aproveite os recursos da escola

Pergunte na sua escola se há materiais escolares disponíveis para os alunos. Às vezes, as escolas oferecem itens básicos como cadernos, canetas e papel de graça ou a um preço reduzido. Todos têm direito a bons materiais escolares, incluindo aqueles com menos recursos financeiros.

Viu? Com um pouco de preparação e criatividade, você não precisa gastar uma fortuna em materiais escolares. Procurando descontos, visitando lojas econômicas e fazendo compras inteligentes, você pode economizar bastante. Não se esqueça de reutilizar os materiais antigos e de verificar opções de segunda mão. Ao distribuir as compras ao longo do tempo e fazer você mesmo alguns dos materiais, torna o retorno às aulas divertido e acessível. Siga essas dicas e comece o novo ano letivo bem preparado e com a carteira cheia!

Christiaan van Amstel